No mês de junho acontece as festividades juninas mais aguardadas pela população do nordeste. Neste ano, Recife, lançou uma programação regional e com diversos polos descentralizados nos bairros do Recife e, dois polos principais na Avenida Rio Branco e no Sítio Trindade.
A Central de Reciclagem aconteceu no principal polo junino, o Sítio Trindade, e funcionou durante 7 dias de festa, com a participação de 64 catadores cooperados de 9 cooperativas. Essa ação consiste no reconhecimento e valorização dos serviços ambientais prestados pelos catadores de materiais recicláveis, que recebem diárias, lanche, auxílio transporte, fardamento e EPI. A Central também contou com a cabine de comercialização, onde os catadores autônomos realizaram um cadastro e puderam comercializar latinhas, pet, plásticos e papelão coletados durante o evento.
Foram quase duas toneladas e meia de materiais recicláveis coletados durante a operação da Central de Reciclagem, desses cerca de 60% foram de latinhas de alumínio, material que descartado corretamente pode repetir seu ciclo de uso por mais de 120 vezes, sendo considerado um dos recicláveis mais sustentáveis. Após o evento, todo os resíduos recicláveis coletados são comercializados pelas cooperativas e, o valor arrecadado é distribuído igualmente para os catadores, agregando na renda dessas famílias.
A Central de Reciclagem também ocorre no carnaval, rec’n’play e réveillon, contribuindo para a sustentabilidade da cidade do Recife ao mesmo tempo que fortalece a conscientização ambiental e promove práticas sustentáveis durante essas importantes celebrações culturais.