Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Urbanos

Limpeza Pública

A Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) realiza, por meio das empresas terceirizadas, os serviços de varrição, lavagem de ruas e mercados públicos e capinação e pintura de vias e logradouros públicos. A execução desses serviços é previamente determinada, de acordo com esstudos e a necessidade de cada via.

Varrição é a operação manual da limpeza da superfície dos passeios pavimentados e não pavimentados (catação), sarjetas e canteiros centrais ajardinados ou não, através do processo de varrição manual e o subsequente acondicionamento dos resíduos sólidos passíveis de serem contidos em sacos plástico.

Lavagem de ruas e mercados públicos é a lavagem e desinfecção das vias públicas, pátios de mercados e espaços públicos onde se realizam feiras livres, utilizando jateamento d’água com alta pressão misturada com produto biológico de efeito bactericida podendo ser utilizada soluções desinfetantes e/ou desengordurantes.

Capinação e raspagem é o serviço aplicado nas sarjetas, passeios e canteiros das vias pavimentadas, e consiste na operação manual e/ou mecanizada do corte e erradicação da vegetação rasteira, que cresce indevidamente nas frestas e nas superfícies planas, como mato, ervas daninhas etc. Além da retirada desses elementos, este serviço também inclui a limpeza e remoção de areia, lama e pequenos detritos, entre outros e o transporte até o destino final. 

Pintura de meio fio é a  pintura da infraestrutura viária, constituídos pelas faces aparentes dos meios-fios de ruas e avenidas, de forma manual para a aplicação de solução de cal com fixador de cal dissolvida em água. A pintura realizada pela Emlurb é na cor branca, as vias de cor amarela é de responsabilidade do órgão de trânsito.