Infraestrutura e Serviços Urbanos

Quem Somos

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi criada em 26 de abril de 1979 para cuidar da preservação da cidade. Vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, sua atuação é estratégica para o dia a dia do município, sendo responsável, entre outros serviços, pela manutenção e conservação do sistema viário, com a implantação da rede de drenagem e a execução de pavimentação.

A Emlurb também desenvolve atividades de revitalização paisagística das praças e parques, atua na manutenção de fontes, lagos, canteiros centrais e áreas isoladas e cuida do funcionamento da iluminação pública na cidade, sendo responsável pela troca de lâmpadas, reatores e outros equipamentos.

Com relação ao gerenciamento da limpeza urbana, o órgão promove em milhares de ruas e avenidas a coleta de lixo, varrição, capinação, lavagem e pintura de meio-fio. Além dessas ações, cabe à Emlurb a conservação dos cinco cemitérios públicos do Recife, a manutenção das árvores e a restauração de estruturas e monumentos que sofrem depredações.

A Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) é uma das diretorias que compõem a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pela coleta dos resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana.

A DLU é a responsável por realizar a coleta de resíduos sólidos domiciliares e a coleta domiciliar seletiva. Esses resíduos coletados são destinados ao aterro sanitário e aos núcleos de triagem de resíduos recicláveis, respectivamente.

A coleta domiciliar é o serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais, de varrição e de feiras livres , utilizando-se veículos coletores compactadores, podendo ser executada de forma manual ou mecanizada

A coleta seletiva é realizada por caminhões específicos que recolhem os resíduos recicláveis domiciliares e dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e encaminha aos 10 galpões de triagens apoiados pela Prefeitura do Recife, onde são separados, enfardados e comercializados, gerando emprego e renda e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Além das coletas, a DLU também é responsável pela limpeza urbana, oferecendo a população os serviços de varrição, capinação e pintura de meio-fio.

O setor administrativo da Diretoria de Limpeza Urbana está localizado na Av. Recife nº 3587 – Areias, mas os serviços também estão vinculados as gerências operacionais distribuídas estrategicamente pela Cidade e dentro das regiões política-administrativas (RPA).