Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Urbanos

Resíduo Volumoso

São considerados resíduos de grandes volumes: móveis, metralhas, resíduos de poda, pneus, dentre outros, e quando descartados de forma irregular, nas vias públicas e terrenos baldios, prejudicam o meio ambiente e favorecem a proliferação de vetores. 

O descarte irregular desses resíduos é considerado infração e seu gerador poderá ser autuado pela Emlurb, como prevê a Lei nº 19026/2022.

Para recolher esses pontos de descarte, a Emlurb possuí o serviço de coleta manual de resíduos volumosos, que consiste no recolhimento manual dos resíduos sólidos dispostos em vias e logradouros públicos inclusive terrenos baldios, sem que tenha sido identificado o seu gerador ou que já tenha sido alvo de sanção ao infrator. 

Como alternativa para o descarte correto desses resíduos, a Prefeitura do Recife disponibiliza 10 (dez) Ecoestações, que são aptos a receberem esses resíduos e darem a destinação adequada a eles. Cabendo a população enecaminhar esses resíduos a esses pontos de recebimento distribuidos estratégicamente na cidade. 

Conheça as Ecoestações: https://recifelimpa.recife.pe.gov.br/conheca-as-ecoestacoes/