Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Urbanos

Coleta Seletiva realiza campanha do Agosto Lilás nas cooperativas da cidade

Nesta quarta-feira (4), a coleta seletiva realizou nas cooperativas da cidade, a campanha do Agosto Lilás, que tem como objetivo promover o respeito e a proteção às mulheres, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento da violência doméstica. A campanha segue durante o mês de setembro, e vai até o dia 26 deste mês. Diversas ações de conscientização são realizadas, com destaque para a disseminação de informações sobre os direitos das mulheres, o fortalecimento das redes de apoio e a divulgação das leis que garantem a segurança e o bem-estar das vítimas. O lilás, cor símbolo da campanha, representa a luta pela igualdade de gênero e pela prevenção da violência, buscando dar visibilidade ao problema e apoiar as mulheres a romperem o ciclo de agressões.

A Prefeitura do Recife mantém parceria com dez cooperativas, onde a presença feminina é bastante significativa. Nesse contexto, no início de setembro, o Setor de Coleta Seletiva da Emlurb, em parceria com a Secretaria da Mulher, promoveu ações voltadas para a prevenção da violência contra as mulheres, visando contribuir para a construção de um espaço mais seguro e inclusivo para todos.

WhatsApp Image 2024 12 05 at 14.59.23
WhatsApp Image 2024 12 05 at 14.59.51

As atividades incluíram palestras e troca de experiências nas cooperativas parceiras da EMLURB, que recebem e gerenciam os resíduos recicláveis da cidade do Recife. Esse momento proporcionou falas marcantes e significativas, com relatos de superação por parte das cooperadas. Os temas discutidos abordaram o reconhecimento do ciclo e tipos de violências, formas de proteção e como agir em situação de vulnerabilidade.

Após a palestra, a presidente da cooperativa Coopagres, Laudiceia Silva compartilhou um depoimento sobre a importância da palestra. “Esses momentos são importantes pois elas possuem um cotidiano corrido, tendo que escolher entre trabalhar para o sustento da casa ou ir em busca dessas informações”. Acrescentou Laudiceia.