Veja como funciona
1. Pesquise o seu endereço
Pesquise seu endereço no mapa abaixo para conferir os dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua. No mapa podem ser exibidos os dias da coleta regular (lixo comum) e da coleta seletiva na sua rua.
2. Fique atento as regras
Mesmo que o seu endereço esteja na rota do caminhão, é necessário estar cadastrado na COLETA SELETIVA PORTA-A-PORTA para que ele pare e recolha os resíduos recicláveis na sua residência, condomínio ou estabelecimento comercial.
Veja como funciona
Dúvidas ou problemas?
Não encontrou a coleta seletiva no seu endereço?
Você pode se cadastrar na coleta seletiva porta-a-porta para aguardar a inclusão do seu endereço na rota do caminhão ou se dirigir a um PEV (ponto de entrega voluntário), ecoestação ou econúcleo mais próximo de você para descartar os seus resíduos recicláveis e materiais de construção civil.
O serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis compreende o recolhimento regular de todos os resíduos com possibilidade de reciclagem, originários de domicílios, estabelecimentos públicos (institucionais ou prestadores de serviços), comerciais e/ou industriais.
Resíduos recicláveis são todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco, papelão e metal tais como embalagens plásticas, brinquedos, embalagens de alimentos e cosméticos previamente lavadas, tubos, copos descartáveis, garrafas PET, latas de alumínio, isopor, plástico filme, borrachas, lápis, livros e outros.
Os materiais devem ser previamente separados em pelo menos:
resíduos secos (recicláveis), destinados aos equipamentos da coleta seletiva;
resíduos úmidos (orgânicos e rejeitos), que devem ser encaminhados a coleta domiciliar.
Para a coleta domiciliar porta-a-porta, os resíduos devem estar ensacados em sacolas ou sacos de até 100L. Os vidros devem ser acondicionados de forma a evitar lesões.
Para evitar maus odores, contaminação e atração de vetores causadores de doenças que podem inviabilizar a reciclagem, devem-se retirar os restos de alimentos e/ou sujeiras dos resíduos recicláveis. Recomendamos utilizar o guardanapo da refeição para retirar o excesso de alimentos das embalagens e ainda utilizar a água de enxague das louças, evitando o desperdício deste recurso natural.
Todos os resíduos recicláveis coletados são destinados ás Cooperativas de catadores, onde os resíduos são triados, enfardados e comercializados, gerando trabalho e renda para esses catadores, que têm um papel fundamental no processo do correto descarte dos resíduos.