Infraestrutura e Serviços Urbanos

Prefeitura do Recife reforça limpeza urbana com aumento de efetivo, novos equipamentos e ações educativas

Programa Recife Limpa será lançado amanhã (26) e cidade terá ampliada em 91% número de papeleiras disponíveis em postes, além de 10% de aumento no efetivo de pessoal de limpeza urbana. Caminhões serão customizados por artistas locais, transformando a cidade em uma galeria a céu aberto

Amanhã (quarta, 26), a Prefeitura do Recife dá início a uma série de ações para marcar o lançamento do Recife Limpa, programa que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação de efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. Também serão ampliadas ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias,lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras ações. O lançamento acontecerá na próxima quarta (26), com uma ação de mutirão de limpeza do Rio Capibaribe às 10h e marca o ápice da semana Lixo Zero, que acontece desde segunda e se estende até o próximo dia 1 de novembro.

Atualmente, a cidade do Recife conta com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais. Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharão renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). No total, 13 deles serão instalados na Conde da Boa Vista, enquanto a orla de Boa Viagem passará a contar com 57 equipamentos similares.

Outra novidade virá com a customização dos caminhões de coleta. Com curadoria da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, órgão responsável pelo Programa Colorindo o Recife, seis artistas visuais receberam a missão de assinar obras originais e temáticas acerca da importância da reciclagem do lixo como forma de salvaguardar o meio ambiente. A ideia é que os veículos ajudem a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto e assinam as obras Fillipe Fil (@umfil), Marquinhos ATG (@marquinhosatg), Alexsandra Ribeiro (@alexsandraribeiro0), Stefany Lima (@ste_fanylima), André Luiz (@variosnomes), Jade Matos (@jadematos__), Dani Acioli (@daniacioli), Raoni Assis (@assisraoni) e Micaela Nunes (@micaelaiv).

Nas vias públicas, será visível também a ampliação de papeleiras, equipamentos afixados aos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. Atualmente a cidade conta com 3.300 unidades e, a partir do Recife Limpa, os munícipes e turistas passarão a ter 6.300 unidades similares, uma ampliação da ordem de 91% neste tipo de coletor para descarte nas ruas. A cidade também retomará a varrição mecânica, com capacidade mensal de cobertura de 902,5 km² por mês.

Calçadas de ruas pavimentadas também ganharão especial atenção com a ampliação de capinação e raspagem de sarjetas, bem como de pinturas de meio fio. Atualmente são realizados serviços de capinação e raspagem em cerca de 943 km por mês e a partir de agora o serviço ganha mais fôlego com mais 91km a cada 30 dias. A pintura de meio fio, por sua vez, terá um incremento de 571%, saltando de 73,5 km por mês para 490,85 km por mês.

A tecnologia se une à iniciativa e já nesta quarta-feira (26) passa disponibilizar um espaço específico para acessar digitalmente os serviços de limpeza urbana por meio do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). No campo dos destaques, é só clicar na imagem do Recife Limpa. O Conecta levará o usuário para uma página específica onde será possível solicitar a coleta seletiva, verificar dias e horários de recolhimento do lixo por localidade, checar quais tipos de materiais são recebidos pelos Econúcleos e o endereço de cada uma deles, solicitar a remoção de entulho nos casos em que cabe à prefeitura ou denunciar pontos de irregulares de descarte do lixo, entre outros serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. Essa conexão direta com o cidadão, onde ele de maneira autônoma demanda sua necessidade a partir do Recife Limpa, permite mais agilidade, facilidade e transparência no acesso aos serviços públicos urbanos.

Semana Lixo Zero
Iniciada na última segunda, a Semana Lixo Zero se estende até 1 de novembro, período ao longo do qual a Prefeitura do Recife promove uma série de ações de educação ambiental para estimular adultos, jovens e crianças a adotarem práticas sustentáveis. Além de ações lúdicas e educativas no Morro da Conceição, a Prefeitura também está promovendo a troca e ampliação de mobiliário de coleta de lixo como papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Na próxima sexta, a Prefeitura do Recife inicia uma série de ações de limpeza e ordenamento urbano em canais da cidade. O Canal do Jordão, na Zona Sul, será o primeiro a receber a iniciativa, que contará com equipes da Secretaria Executiva de Controle Urbano (ligada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento), Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Secretaria de Inovação Urbana e Guarda Civil Municipal do Recife. O objetivo é promover a retirada de instalações irregulares, aumentando a mobilidade, além de realizar a limpeza dos cursos d´água e de seus entornos. A ação tem previsão de ser iniciada às 8h, no trecho que fica em frente ao Colégio Motivo, em Boa Viagem.